Primavera a vida desperta em cores!

Há alguns meses descobri essas garotas com a massagem a 4 mãos, indicadas pela Erika amiga nova, e me apaixonei por elas.

Estou em um momento renascimento, encontrar vocês foi mágico.

E entre toda essa magia convidei para compartilharem um pouco com vocês.

Gratidão!

*Primavera* a vida adormecida agora desperta em cores!

Fluidez, Leveza e Renovação
*Não dá pra florescer sem abrir espaço pro novo*

Primavera pode ser a época em que todo excesso acumulado (muco) no inverno se manifeste em forma de congestão, resfriados, gripes, alergias, depressão, etc.
Momento propício para se despedir daquilo que nos impede fluidez e leveza. Essa época do ano favorece jejuns, monodietas e desintoxicações.
Uma boa pedida é começar uma limpeza aquecendo, descolando e eliminando aquilo que esta excedendo não somente no nosso corpo físico, mas também em nosso corpo mental e alma.
Exercícios, alimentos mais fáceis de digerir (leve, seco, picante), frescos e da estação, chás digestivos após as refeições e meditação são uma boa pedida nesta época.

*O resultado vem pela Constância*

Regularidade é importante, pois estabelece equilíbrio, foco, disciplina e estabilidade.
Todos os dias ao acordar, procure respirar profundamente, espreguiçar o corpo, movimentar articulações, cabeça e pescoço, *dar bom dia pra vida com o corpo e mente*.

Raspar a língua, fazer bochecho, gargarejo, lavar o rosto com água fria, massagear-se com óleo morninho, lavar as narinas usando lota ou mesmo uma seringa, pode usar um pouco de água morna filtrada com uma pitadinha de sal marinho ou soro fisiológico, também é muito bom colocar duas gotinhas de óleo morno de gergelim prensado a frio em cada narina, ajuda a lubrificar as vias aéreas, limpa os seios da face e melhora a voz, visão e dá clareza mental.
Antes do café da manhã tome um copão de água morna, no mínimo vai te ajudar a fazer um cocô mais fácil, a água morna melhora o movimento peristáltico do intestino.
Importante consumirmos alimentos que regulem a umidade do nosso organismo, que sem a devida atenção se transforma em mucosidade causando estagnação, retenção, impedindo fluxo.

Dicas de alimentos que abrem canais de eliminação, *facilitando a desintoxicação*:

*Alimentos com sabor picante* fortalecem o fogo digestivo o que ajuda a digerir excessos, dissolvendo obstruções estimulando metabolismo, circulação, limpando canais energéticos, abre a mente e os sentidos, reduz dores nervosas e tensão muscular. *Cuidado com o excesso* pois pode causar sensação de ardor, queimação, aumentar sede e causar inflamações, agitação e irritabilidade. Prefira os picantes mais suaves como a canela, cravo, noz moscada, mostarda, agrião, rúcula e gengibre. Picantes fortes como a pimenta malagueta, alho e cebola crua utilize com parcimônia.

*Alimentos com sabor Adstringente* absorvem umidade o que é bom já que alimento mal digerido se transforma em mucosidade (toxina) que é fria, pesada e úmida. *Cuidado com o excesso* pois pode secar demais, desidratar, causar retenção de outras eliminações como no caso de constipação. Bananas verdes, banana maçã, goiaba,  uva verde,  cravo, cranberries e romãs, quiabo e feijão verde, lentilhas, hibisco são exemplos deste sabor.

*Alimentos com sabor Amargo* descongestionam, purificam, depuram e reduzem excessos, aumentam a leveza da mente, limpam o palato e os sentidos, purificam a mente e emoções, ajudam a digerir açucares e gorduras.  *Cuidado com o excesso* seca demasiado, causando desnutrição dos tecidos, tirando força  o que pode levar a depressão. É encontrado em folhas verdes como o almeirão, catalônia,  endívia, chicória e outros vegetais como alcachofras, jurubeba e jiló.

Procure comer quando estiver com fome, e cuidado para não confundir sede com fome. Alimente-se no máximo até as 20 horas e que esta refeição seja mais leve.
Antes de dormir chá de Mulungu, Melissa ou camomila para um sono tranquilo.

Faça da sua cozinha um lugar onde exercitará alquimia, transformando e beneficiando não somente sua saúde física, mas emocional e mental também.

*Floresça que logo menos bons frutos virão*



Ma Devi
Terapeuta Ayurvédica
@madeviayurverde

Ilustração @daphne_ilustra

Deixe comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.