Cris Schittini é nossa colaboradora

A gente ama!

É primavera, te amo!

Tim Maia, com sua voz grave, rouca e maravilhosa, já cantou muito bem essa época do ano bárbara! De norte a sul do planeta, a primavera vem carregada de paixão e renovação. Vamos nos despedindo do inverno aos poucos e recebendo dias, teoricamente, de calor mais ameno, porque depende muito da região e com as urgências climáticas, nada mais é certo. Uma coisa não muda: primavera é a estação das flores!

Seja em vasos, cercas vivas, jardins, hortas, pomares, calçadas e até em terrenos baldios vemos flores divas colorindo a paisagem, perfumando os ambientes e transformando o ruído sonoro em zum-zum dos insetos que as visitam em busca do néctar. Agora, estão, também, ocupando e encantando, tanto mil preparações culinárias quanto chás e drinks, Benza a Deusa!

Comer flor não é novidade e a história da gastronomia nos mostra isso, mas é um costume que foi se perdendo no cotidiano pouquíssimas flores fazem parte: couve-flor, brócolis e para quem pode, a alcachofra. Mas o conhecimento é uma benção e elas estão voltando com força para adoçar, azedar e/ou amargar com muita beleza, biscoitos, bolos, geleias, pães, saladas e o que mais te der vontade.

Existe uma infinidade de flores comestíveis muito acessíveis, como: bougainville, hibiscos, vinagreira, rosas, cosmos, cravina, capuchinha, fada azul, begônia, amor-perfeito, girassol, cravo, amor-agarradinho, dália, e a lista não para!

Comer flor é deixar a preparação mais bela, é trazer aromas e sabores super inusitados, é harmonizar com delicadeza e, por que não, proporcionar mais nutrientes àquelas preparações cotidianas que você já está cansada de ver e comer?

Mas antes de sair colocando qualquer flor na boca, é bom termos em mente algumas regras:

  1. Nunca coma uma flor de floricultura, geralmente essas flores são carregadas de agrotóxico. Você pode comprar a muda, plantar em casa, e na segunda floração você pode passar a consumir;
  2. Tenha certeza de que determinada flor seja comestível e qual parte da flor você pode consumir;
  3. Retire os pestilos com pólen, caso você desconfie que você tenha alergia.

Agora, bora comer flor!

Siga e saiba muito mais… @eidqui

Vai uma receitinha aí…

6 polpas de saborosa

20 flores de lírio do brejo  

*o lírio pode ser substituído pela pitaya, amor perfeito e ou lanterninha chinesa.

1/2 de suco de limão siciliano

Preparar…

Bater tudo no liquidificador, colocar em um bowl de pástico e levar ao freezer.

De 2 em 2 hs dar uma mexida para desfazer os cristais de água.

Servi com um fio de mel!

Deixe comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.