Cinco Lugares no Rio de Janeiro por Lilian Azevedo de Moraes

Conheci Lilian em um encontro no Google em SP onde passamos por uma apresentação e seleção de blogueiras da maturidade, eu como uma apaixonada por viagem e contar histórias, me identifiquei na hora.

Como uma viajante e carioca ninguém melhor pra dar dicas pra gente da cidade maravilhosa, onde tive o privilégio de morar e conhecer um dos meus grandes amores.

Eu amo o Rio de Janeiro!

Lilian Azevedo de Moraes tem um blog de viagem com foco 60+ com dicas incríveis:

Não deixe de dar aquela olhadinha: www.umasenhoraviagem.com

Bem vind@s a nossa embarcação

Rio de Janeiro tem muitos lugares lindos para serem visitados. Alguns são pontos turísticos clássicos,  que todos querem visitar e revisitar, mas existem, também, lugares muito legais que não estão tão evidentes assim. E são esses que eu mais adoro descobrir !

Eu sou dessas que passa na porta de um lugar, me encanto  e logo entro pra explorar tudo que ele oferece. Mas, também, sou  daquelas que vejo uma foto de um lugar diferente e penso “quero conhecer agora”.

Eu amo os 2 tipos de lugares e selecionei  5 bem interessantes para mostrar pra vocês.

Bistrô da Casa

Um passeio frustrado à Igreja do Outeiro da Glória nos levou a explorar o entorno. A curiosidade nos fez passar por um lindo portão, daqueles que se abre para um quintal com árvores frondosas, e, assim, descobrimos a Casa da Glória. De cara, me apaixonei pelas portas e janelas pintadas de azul piscina parece que pra combinar com a piscina de verdade.

O  casarão de dois andares se propõe a ser um espaço para cursos, workshops, exposições, casamentos e ou eventos.

Na área externa, protegido pela copa das árvores, encontramos o Bistrô da Casa, restaurante charmoso que oferece, durante a semana, cardápio executivo. No final da tarde, petiscos e drinks acompanham o por do sol e aos fins de semana, há uma programação de apresentações musicais.

Ladeira da Glória, 98. 

 Largo do Curvelo

Quer conhecer um lugar muito especial e único no Rio de Janeiro? Pegue o bondinho amarelo,  no Largo da Carioca, e vá visitar o bairro de Santa Teresa.  Bondinho no Rio de Janeiro? Sim, uma oportunidade raríssima de voltar no tempo em plena cidade grande.  No caminho, vá apreciando o casario colonial antigo e minha sugestão é que você desça no Largo do Curvelo, que eu destaco por ser o primeiro mirante desse trajeto.

Aproveite para  visitar o Parque das Ruínas e Museu Chácara do Céu, dois lugares incríveis, bem perto do Largo do Curvelo. Bom mesmo é  fazer um roteiro, de dia inteiro, por Santa Teresa que é um bairro pitoresco com muitas coisas legais, como: restaurantes, bares, ateliers, ruas, casas antigas e hotéis.  

Rua Joaquim Murtinho, 2012- Santa Teresa.

Livraria Letra Viva

Está pelo centro da cidade? Então, não deixe de conferir a Letra Viva Café e Histórias

Em um amplo espaço mesas e cadeiras estão cercadas por estantes, entre elas, as famosas estantes vermelhas que se destacam em função do pé direito alto. Olhando pela vitrine, não há como resistir ao desejo de entrar para garimpar revistas, quadrinhos, livros dos mais diferentes estilos, além de sentar confortavelmente em alguma poltrona ou sofá espalhados pelo ambiente. Alguns objetos antigos conferem um ar retrô ao local.

O café, bistrô, livraria e sebo, infelizmente, não está com o mesmo glamour pois, em função da pandemia, o seu “restaurante”  não está funcionando. Antes, o movimento na hora do almoço era intenso e o clima bem vibrante.

Rua Luís de Camões, 2.

Urca

Aquele bairro pra você se refugiar no Rio de Janeiro e se sentir numa cidadezinha praiana. Ruas arborizadas, praças, casas e simpáticos pequenos prédios. Caminhar é a melhor forma de conhecer a Urca e aí, com certeza, você vai passar pela  igrejinha Nossa Senhora do Brasil e pelo antigo Cassino da Urca, que depois de alguns ano, abrigou a extinta TV Tupi.

A mureta, que cerca toda orla, é famosa e se tornou point de encontro, em alguns trechos específicos,  do pessoal que quer tomar uma cervejinha gelada e mais, pescadores, garças e gaivotas, também adoram dar o ar da graça na mureta. Admirar a fantástica vista do Rio, estando na Urca, é um privilégio : barquinhos, veleiros, Corcovado e o mar.

Casa do Horto

No bairro do Horto, que é um sossego só, encontramos a encantadora Casa do Horto em uma rua tranqüila que parece uma vila. Por fora, a casa já é linda mas é no momento que o portão se abre que a gente se apaixona.

Janelas e portas em madeira estão abertas para o jardim interno. Uma das paredes em vidro deixa a mostra lindas peças de cerâmica, que assim já dialogam com o visitante que acaba de chegar. O ambiente interno é uma graça !

A Casa do Horto é uma loja/ coletivo onde podemos conhecer o trabalho de cinco designers/artistas plásticas.     

Almofadas  em diferentes e exclusivas estampas em linho, enfeitam uma cama de casal. Abajures com as cúpulas em linho, jóias, cerâmicas  …Tudo em perfeita harmonia ! E tem mais, você pode dar a sorte de encontrar por lá as autoras desses trabalhos e ser recebida com muita simpatia.

Rua Alberto Ribeiro, 16.

Deixe comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.