18 nov
por Patida Mauad 0 Comentários

Batik

Há 9 anos tive uma lojinha fechada em Juiz de Fora com peças lindas de Bali entre peças de artistas, e outras peças únicas de confecção própria.

Foi quando conheci Ruth através de uma amiga amada Aglaia. Ruth viajava anualmente  pra Bali onde desenvolvia com as comunidades, produtos lindos que vendia para marcas brasileiras bacanas. Ela tinha um escritório com  pronta entrega no Rio de Janeiro. Viramos parceiras na minha lojinha.

Quando fui ao Rio conhece la me deparei com vaaaaarios tecidos maravilhosos de batik, técnica que aprendi e atuei por alguns anos em uma das minhas confecções, acabei comprando 4 mts pra mim,  o tecido vinha com uma etiqueta numerada chic demais, por anos ficou guardado e eu sempre namorava com ele, até resolver o que faria, tipo peça de colecionador sabe, definimos eu e mamãe, queria duas peças pra usar de formas diferentes, virou saia e blusa.

Fotografei pra vocês viajarem nessa historia juntas comigo.

Moda é arte!

Sobre o Batik

São Técnicas tradicionais e artesanais são resgatadas e combinadas com o design contemporâneo para a produção de produtos únicos em pequena escala. 

Batik é uma dessas técnicas antigas usada por tintureiros na impressão de estampas em tecidos com o auxílio de cera.

Tradicionalmente os desenhos são criados em esboços e depois feitos a mão diretamente no tecido de algodão, seda ou linho, com cera quente composta de cera de abelhas, resina de pinheiro e parafina, aplicada com uma espécie de caneta chamada tjanting.

Esse processo de aplicação de cera também pode ser feito com carimbo ou silk screen. O uso da cera é para o corante não penetrar no tecido e então criar as estampas.

O próximo passo é mergulhar a peça várias vezes no vat ecológico de índigo natural para alcançar desde tons sutis até o azul mais profundo. Por fim é só remover a cera fervendo o tecido em água quente e a arte aparecerá no têxtil.
 

Saiba mais…

https://www.divaholic.com.br/sustentabilidade/tecnica-indonesia-antiga-utiliza-cera-para-criar-estampas/

Confira os posts relacionados

Deixe seu comentário

instagram
No images found!
Try some other hashtag or username
© 2020 Patida MauadDesenvolvido com por