05 fev
por Patida Mauad 0 Comentários

5 Etapas pra higienização de pinceis por Ju Acacio

Olá leitores e leitoras do Blog da Patida! 

Antes de começar o passo a passo para uma higienização perfeita de pincéis de maquiagem, acho importante fazer uma pergunta para ser respondida mentalmente: “Qual foi a última vez você lavou os seus pincéis de maquiagem?”. Bem, se você não se recorda, a situação é grave. E, se você lavou há poucos dias, fica outro questionamento: “Será eles foram lavados corretamente?”. O meu papel, para além de explicar todo o processo de limpeza, é conseguir fazer com que você entenda o quão importante é dar um bom banho neste querido acessório de maquiagem com regularidade.   

As bactérias vivem aos milhares em nossa pele e elas inclusive contribuem para um aspecto saudável do nosso rosto. Fato é, mesmo que a nossa a flora bacteriana esteja saudável, ela pode causar um desequilíbrio em outra pessoa. Cada pessoa e cada organismo reage de um jeito. E aí no troca-troca dos pincéis – isso acontece o tempo todo, principalmente entre as amigas, né não? –  pode acontecer uma contaminação cruzada. E, mesmo que não seja exatamente o seu caso, já que os seus pincéis são para uso pessoal, as bactérias se acumulam nas cerdas da mesma forma. Ui!

Como higienizar o os pincéis, afinal?

Vários tipos de higienização já foram testados e a conclusão mais satisfatória e ganhadora de prêmios foi a combinação de sabão bactericida + álcool 70%. Então, se você lava pincéis com shampoo de bebê, chegou a hora de rever isso aí! 

Veja como fazer o passo a passo

Passo 1: Com o pincel molhado esfregue as cerdas até fazer espuma com o sabonete bactericida. A superfície para fazer esse esfrega-esfrega pode ser a palma da mão, luva de silicone ou uma “esteirinha” específica pra isso (googla aí “SPA brush”). Esta superfície deve estar limpa, então borrife álcool nela também antes de começar. Esfregue e enxágue algumas repetidas vezes, até a espuma ficar branca.

Passo 2: Após a espuma branca, não se esqueça dos cabos dos pincéis.

Passo 3: Movimente o pincel de cima para baixo (como o movimento de chicotear) e livre-se daquela superabundância de água que eles adquiriram. Em seguida pegue um papel toalha ou uma toalha limpa e aperte as cerdas de leve para tirar o excesso de água.

Passo 4: Borrife álcool 70% nas cerdas e nos cabos. Simples assim!

Passo 5: O melhor lugar para os nossos companheiros ficarem, depois de todos esses processos, é no sol. Claro que não podemos contar com isso sempre, então ao menos, arranje um cantinho fresco e arejado para eles secarem. 

Considerações finais

Sempre me perguntam a frequência certa para se lavar os pincéis e sinceramente não acho que exista uma resposta definitiva. Tudo vai depender da regularidade com que se usa, entende? Mas, vamos supor que você faz qualquer coisinha simples de maquiagem para trabalhar todos os dias. Ou então, você não usa nada no dia a dia, mas, aos finais de semana, rola uma produçãozinha caprichada na make. Eu diria então que, 1 vez por mês, pelo menos. Além de ser uma questão de higiene, os pincéis limpos e com cerdas macias deixam o acabamento da maquiagem muito mais bonito, vai por mim! 

Tenho certeza que depois de ler este post, ficou muito mais fácil dar um banho nos seus queridos pincéis, não é mesmo? Se ainda tiver dúvidas, não deixe de comentar aqui no Blog da Patida.

Beijinhos e até a próxima!

Ju Acácio

Blog: www.juacacio.com

Instagram: @juacacio

Confira os posts relacionados

Deixe seu comentário

instagram
No images found!
Try some other hashtag or username
© 2020 Patida MauadDesenvolvido com por