09 maio
por Patida Mauad 4 Comentários

Alimentação Saudável por Rachel Zacarias

Quem é você?

Sou mineira de Juiz de Fora, tenho 56 anos, sou casada com o Vicente, tenho dois filhos, o Luan Damiano, que é cozinheiro lá em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul e da Mariana, que é estudante de ensino médio,  uma adolescente muito crítica e feminista!!!

Adoro cozinhar!!! Acho um luxo, uma riqueza cozinhar para mim e para minha família!!! Fico horas na cozinha experimentando, testando e curtindo!!!  Sou adepta da alimentação saudável, da ioga e do viver bem…sem rótulos!!!  O interesse pela alimentação saudável surgiu há mais de 25 anos quando conheci a macrobiótica do prof. Kikuchi!! Com esta referência criei meus filhos e aprendi muita coisa!!! Sou muito grata por estes ensinamentos!

Há quase cinco anos conheci a comida crua e viva!!! Abriu uma nova  janela  no estilo de viver….com uma linda paisagem…uma alimentação muito saborosa e fácil de praticar com muitas frutas,  germinados, fermentados!! Foi tão bom esta experiência que passei a compartilhar em oficinas e também no facebook, em parceria com uma amiga, a Rita Zamberlan, ( www.facebook.com/afrutamadura) , que oferece gratuitamente receitas cruas e vivas sem glúten, lactose e muito saborosas.

Sempre entendi que comer é um ato político e as nossas escolhas dizem muito de nós e no que pensamos para este mundo. Há quatro anos participo de uma associação que se chama “Mogico”, que significa: “Monte de gente interessada no cultivo orgânico”,  é um coletivo que reúne produtores e consumidores que entre outras coisa faz uma feira semanal. Participo uma vez por mês da feira orgânica que acontece todo sábado em JF fazendo oficina de suco verde, sensibilizando as pessoas para uma alimentação saudável, consciente, vitalizante contribuindo assim para a saúde, a natureza e todos aqueles envolvidos no processo de produção.

Sou isso e muito mais com toda a dor e delícia de viver intensamente na busca pelo viver o aqui e agora, com alegria e com muita gratidão à  tudo  que a vida tem proporcionado!!!r

O que faz?

Sou professora de ensino superior, dou aula para os cursos de Gestão Ambiental e Direito do Vianna Júnior, aqui de Juiz de Fora, além de ser coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Faculdade. Gosto muito do que faço e procuro fazer com muito amor!! Além disso, sou militante do movimento agroecológico de Juiz de Fora, participando do coletivo Mogico e também educadora ambiental e alimentar dando palestras sobre questões relacionadas e oficinas sobre alimentação saudável e  consumo consciente.

Desejo para o mundo…

Pela minha formação socialista desejo sinceramente um mundo mais justo, sem exploração do trabalho, da natureza, sem acumulação!!! Isto é a base não só de tudo o que desejo para o mundo, mas também na forma como tento viver tudo isso, nas contradições e possibilidades. Acredito piamente que somos um, por isso desejo um mundo melhor para todos!! Com muita comida boa, com alegria e muito tempo livre!!!

Quem sou eu para você?

Patida é para mim uma pessoa muito especial!! Conheci em uma das primeiras oficinas de comida crua e viva que ofereci aqui em Juiz de Fora,  por isso ela sempre me chama de professora. Desde o início fiquei encantada com o jeito da Patida de ser  e viver!! Uma mulher irreverente, inteligente, muito à frente do seu tempo.  No pouco tempo que tivemos juntas fizemos ótimas parcerias, no Mogico, nas oficinas  e agora no Blog!!! Gosto demais de você Patida, você é daquelas pessoas que não precisa de ter muito tempo de convivência para dizer que é uma grande amiga e parceira. Você já se mostra assim desde o primeiro momento, podendo contar para o que der e vier!!!

Alimentação Saudável

Podemos dizer que ter uma alimentação saudável, que  possa proporcionar  vitalidade, saúde, alegria é um desejo de muitas pessoas!! Mas afinal o que é ter uma alimentação saudável e por onde começar ?

Acredito que uma alimentação saudável é uma forma consciente de se alimentar, baseada em alimentos orgânicos e agroecológicos como frutas, legumes, vegetais, brotos, germinados e castanhas…. em plantas, como diz o Dr.Alberto Gonzales, autor de “lugar de médico é na cozinha”.  Comida que venha da terra e não das máquinas!!! Isso significa que é necessário priorizar os alimentos no seu estado natural, sem serem processados, refinados e com um cozimento que preserve os nutrientes do alimento.  Acredito que esta forma de se alimentar não é uma dieta, pois dieta tem data para começar e acabar, mas sim um estilo de vida que possibilita manter a vitalidade, alcalinizar o nosso organismo gerando saúde e bem-estar e felicidade, além de cuidar da natureza!!!

Alimentação

Construir este novo estilo de vida requer dar passos pequenos e seguros e uma boa dica é começar pelo desjejum. A alimentação tem um componente emocional muito forte, muitos dizem: “como abrir mão do café, do leitinho quente e aquele pãozinho com manteiga”!!! Qualquer mudança exige consciência, coragem, determinação e persistência. Mudanças no padrão alimentar são ainda mais desafiantes, pois tem uma relação muito forte com a cultura e com a nossa memória afetiva. Mas, se você lhe der esta chance vai experimentar mudanças incríveis nos planos físicos e mentais antes nunca vistos!

Uma boa dica é começar com o desjejum. Ao acordar tome uma água com limão para ajudar a alcalinizar o corpo e hidratar os órgãos. Depois de pelo menos quinze minutos se possível, tome um suco verde. Os benefícios do suco verde são inúmeros. Entre eles destacam: estimula a síntese de hemoglobina (tratamento da anemia), acelera a recuperação após doenças esgotantes e cirurgias, purifica o sangue de impurezas, carregando os produtos tóxicos para fora da circulação, previne e recupera distúrbios hepáticos, fluidifica a bile, melhora a digestão, combate a fermentação intestinal entre outros.

Ainda na parte da manhã evite comer alimentos densos, que acidificam o sangue  (pão, laticínios, embutidos, bolos etc), pois no período de 4h da manhã até as 12 horas é o horário que o organismo está eliminando e precisamos oferecer ao nosso corpo alimentos que ajudem este processo.

Se você aceitar este desafio, estaremos nessa coluna dando dicas sobre como adotar este estilo de vida no dia-a-dia através de receitas fáceis e práticas com opções de desjejum, almoço e sobremesa. Nutrição e felicidade num piscar de olhos !!!! SIMPLES ASSIM !!!

Com alegria e muita vitalidade.

vida saudável Rachel Zacarias

 

 

 

 

 

Confira os posts relacionados

Deixe seu comentário

4 Comentários

  • Juliana
    16 maio, 2018

    Vou tentar !! Adorei 🙂 🙂

    • Patida Mauad
      Patida Mauad
      16 maio, 2018

      Tente e verás o resultado se apaixonando… Boa sorte!
      #tamujunto

  • Maria Luiza
    09 maio, 2018

    “…muita comida boa, alegria e tempo livre”… o sonho de muita gente! Parabéns Rachel pela exposição tão clara e entusiasmante!

    • Patida Mauad
      Patida Mauad
      14 maio, 2018

      Obrigada Maria Luiza pela visita, fique com a gente!

  • instagram
    © 2018 Patida MauadDesenvolvido com por